logo RCN
POLÍTICA

CPI do Rio Mathias: Investigação começa dia 1º

  • Mauro Schlieck -

Está constituída a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar irregularidades nas obras de macrodrenagem do rio Mathias. Estão definidos os integrantes, bem como o presidente, o secretário e o relator da investigação. O presidente será o vereador Wilian Tonezi (Patriotas), a secretaria caberá a Neto Petters (Novo) e o relatório está sob responsabilidade de Diego Machado (PSDB). Também são membros da comissão os vereadores Claudio Aragão (MDB) e Luiz Carlos Sales (PTB).

A comissão terá 60 dias úteis para conduzir os trabalhos a partir do fim formal do recesso, dia 1º de fevereiro. O prazo, caso necessário, pode ser prorrogado por ainda outros 45 dias úteis. Já está convocada a primeira reunião da CPI, para o dia 1º de fevereiro, às 9h, na Sala de Comissões Rui Borba. Os vereadores vão convidar o secretário de Infraestrutura do município para uma conversa inicial. 

A criação se segue ao primeiro documento coassinado por todos os vereadores, o Requerimento 1/2021, e tem como fim analisar "a demora na conclusão, os impactos financeiros e a execução dos contratos referentes às obras do Rio Mathias". A macrodrenagem do afluente do Rio Cachoeira começou em 14 de junho de 2014 e já cruzou diversas ruas de bairros da região central e do próprio Centro de Joinville. 

Presidente da CPI, Tonezi afirmou que a investigação foi uma das suas principais defesas na campanha e disse que "a população joinvilense anseia por respostas sobre essa obra que destruiu empregos, destruiu empresas". Afirmou, ainda, que manterá aberto o diálogo na condução da CPI. 

Na reunião que definiu os papéis dos integrantes da comissão, além de Tonezi, também concorreu ao cargo de presidente o vereador Sales. Tonezi contou com os votos de Petters e Machado, enquanto Sales teve o voto de Aragão. Sales também pôs seu nome para concorrer à relatoria, mas o resultado da votação foi o mesmo da eleição para presidente da comissão, mas desta vez o eleito foi Diego Machado.  Originalmente, Cassiano Ucker (Cidadania) foi anunciado como membro da CPI, mas sua indicação foi substituída pela de Sales durante a sessão desta segunda-feira (18) e antes da reunião de instalação da Comissão. 

Recesso 

Durante a sessão de composição da CPI do Rio Mathias hoje, os vereadores também decidiram que a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2021, de redução do recesso parlamentar de 46 para 31 dias, e o Projeto de Resolução nº 01/2021, de ampliação do tempo das sessões ordinárias, serão discutidos na sessão extraordinária desta quarta-feira (20).( Sidney Azevedo - Divisão de Jornalismo CVJ)

CVJ: Aprovada redução do recesso parlamentar para 31 dias Anterior

CVJ: Aprovada redução do recesso parlamentar para 31 dias

Altair Silva assume a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC Próximo

Altair Silva assume a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC

Deixe seu comentário